22 de jun de 2012

Shampoo. Indo além da limpeza!


Foi-se o tempo em que o xampu apenas limpava os fios e desengordurava o couro cabeludo. "Hoje, ele é capaz de condicionar o cabelo de forma mais eficiente do que os antigos cremes rinses. Além disso, dá brilho, aumenta ou diminui o volume, reduz o frizz, acentua o liso, repara a fibra danificada e favorece a retenção da tintura", diz o farmacêutico e cosmetólogo Maurício Pupo, de Campinas (SP).

Mas a lista de benefícios não para aí. Há soluções para quem deseja combater a caspa, a queda ou a coceira, controlar a oleosidade e até proteger o couro cabeludo sensível. "Antes, o condicionador era item obrigatório, já que o xampu roubava o brilho do cabelo e dificultava o pentear. Agora, o ideal é ter em casa, pelo menos, quatro xampus diferentes: um específico para o seu tipo de cabelo (liso, cacheado, tingido, etc.); um reparador, para usar nos três primeiros dias após a química; outro de uso diário, que tem ingredientes mais suaves e, por isso, pode ser usado com mais frequência; e um anti-resíduos, para usar esporadicamente quando perceber o cabelo pesado", afirma Maurício Pupo.

Para acertar na escolha do 'seu' xampu, o especialista recomenda ler com atenção o rótulo, verificar se é livre de sulfato (substância presente no lauril sulfato de sódio e que é bastante irritante para os fios e para o couro cabeludo) e se a promessa atende às necessidades atuais do seu cabelo.

"Imagine o que acontece se uma pessoa que já tem os fios lisos e volumosos usar um produto que deposita polímeros siliconizados na fibra capilar? Com certeza, ela vai ficar pesada, sem movimento e emplastrada", esclarece o farmacêutico, que lista os principais tipos de xampu:

Anti-volume e anti-frizz: fornece polímeros siliconizados para encorpar a fibra capilar.
Pro-volume: estimula a repelência entre os fios por meio da abertura das escamas.
Pro-liso: deposita grande quantidade de polímeros catiônicos na superfície da fibra capilar.
Anti-queda: aumenta a reprodução celular e a circulação sanguínea no bulbo capilar.
Anti-caspa: mata o fungo causador da caspa sem danificar os fios e nem o couro cabeludo.
Hidratante: contém ativos que ajudam na retenção de água dentro da fibra capilar.
Reparador: deposita silicone de alto peso molecular nas partes danificadas do cabelo, preenchendo-o.
Específico para cabelo tingido: sela as cutículas com silicones especiais impedindo a saída dos pigmentos.

Fonte: Terra

Um comentário:

  1. Muito legal o post, principalmente pela opinião dos profissionais!

    ResponderExcluir