5 de jun. de 2012

Receitas caseiras para hidratar as mãos no inverno




Mais expostas à ação do frio, do vento e da água quente, as mãos costumam sofrer mais com o ressecamento, a descamação e as rachaduras na pele durante o inverno. Nesta época do ano, a boa e velha hidratação diária é a melhor forma de manter as mãos protegidas, mas o cuidado também pode ser potencializado com a aplicação de terapias caseiras para a hidratação intensa.


Hidratação de abacate, uva, iogurte e mel

O abacate é um excelente emoliente, rico em ácido oleico, ácido palmítico, ácido linoleico e também em vitamina E e A. Já o óleo de semente de uva apresenta propriedades hidratantes e regeneradoras da pele, assim como o iogurte natural, que também ajuda a desintoxicar e esfoliar a cútis”, informa Maria Fernanda Tembra, dermatologista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo a especialista, o mel também melhora a elasticidade, confere um toque aveludado à pele e mantém um nível ideal de hidratação.

 
Borra de café

“Gosto de indicar essa receita porque ela renova a epiderme devido ao efeito abrasivo do café, além de ter alto poder de hidratação, promovido pela oleosidade do grão moído”, explica Fernanda Tassara, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Brasileira (SBCD).

 
Hidratante noturno

Com alto poder antioxidante, o hidratante noturno feito com uma gema de ovo e amêndoas moídas ajuda no combate ao ressecamento das mãos.

 
Óleo de lavanda e mel

“Esta receita, além de hidratar a pele, tem efeito relaxante, pois a lavanda é calmante”, diz Roberta Bibas, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 
Cera de parafina

A cera de parafina tem capacidade de reter e transferir o calor, por isso, quando aplicada nãos mãos possui altíssimo poder hidratante.


Vamos às receitas:



Hidratação de abacate, uva, iogurte e mel

Ingredientes: 1/2 abacate maduro,1 colher (de café) de óleo de semente de uva, 1/2 copinho de iogurte natural, 2 colheres (de sopa) de mel | Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e aplique a mistura sobre a pele das mãos. Deixe agir por 20 minutos e retire o produto com água fria em abundância.


Borra de café

Ingredientes: 1 punhado de borra de café | Modo de preparo: Aplique a borra de café sobre as mãos durante o banho e faça movimentos circulares para garantir a esfoliação. O procedimento pode ser feito duas vezes por semana.


Hidratante noturno

Ingredientes: 1 gema de ovo, 3 colheres (de sopa) de amêndoas moídas, 2 colheres (de sopa) de azeite puro, 1 colher (de sopa) de água de rosas e 1 par de luvas 100% algodão | Modo de Preparo: Misture os ingredientes em uma bacia até criar uma massa homogênea. Guarde-a em um pote com tampa e utilize um punhado nas mãos antes de dormir, massageando-as durante cinco minutos. Coloque as luvas e durma com elas. No dia seguinte, o efeito será garantido.


Óleo de lavanda e mel

Óleo de lavanda e mel | Ingredientes: ½ pote de iogurte natural, ¼ de pote de mel e 10 ml de óleo essencial de lavanda | Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, despeje sobre as mãos e deixe agir por 40 minutos. Depois, enxágue com água corrente.


Cera de parafina

Ingredientes: Parafina sólida e filme plástico | Modo de preparo: Derreta a parafina sólida em banho-maria e espere até que ela esfrie. Em seguida, em uma travessa, mergulhe as mãos na parafina antes que ela endureça. Assim que ela aderir à pele, envolva-as com o filme plástico. Retire a cera de parafina depois de 30 minutos. Para obter os resultados esperados, faça o procedimento uma vez por semana.

Fonte: Terra

Comentrios
0 Comentrios

0 comentários:

Postar um comentário