12 de jan. de 2012

A maquiagem e seu poder de transformação

Por Juliana Crem
Aos 22 anos, Promise Phan se transformou em uma celebridade mundial com algo que adora fazer: maquiagem. "Se eu tivesse superpoderes me transformaria em qualquer pessoa como a Mística", disse sobre a personagem de X-Men em seu perfil do Facebook.

Mesmo sem superpoderes, Promise conquistou fama mundial ao postar vídeos na internet ensinando como se maquiar para ganhar as feições das celebridades. "Escolho as pessoas de acordo com um filme, uma música ou mesmo uma foto que chame minha atenção", disse sobre os looks que desenvolve.

O Terra conversou com ela para descobrir como surgiu a ideia de virar celebridade do Youtube.

Autodidata
Quem vê Promise se maquiando se espanta quando descobre que ela nunca frequentou um curso para fazer as transformações que realiza. O interesse pela maquiagem começou anda na infância, o que justifica o talento e o empenho. "Eu via minha mãe se maquiar todos os dias e, muitas vezes quando ela não estava em casa, eu corria no nécessaire dela para mexer nos cosméticos e me pintava", contou.

A admiração pelo universo da maquiagem foi, aos poucos, se transformando em paixão. Até que um dia, aos 16 anos, Promise resolveu tentar copiar os looks das artistas que via em revistas. "Aprendi a me maquiar sozinha, na base da tentativa e erro", explicou.

Com o incentivo da cunhada, Michelle Phan, considerada uma das "gurus" da maquiagem no Youtube, Promise passou a investir mais tempo e dinheiro nessa brincadeira de se fantasiar de famosos. "Fiz uma transformação do Avatar e ganhei muita popularidade postando o vídeo no Youtube. Isso foi um incentivo para eu levar os tutoriais a um nível maior", lembrou. "Geralmente analiso bem as feições dos famosos que vou imitar e vou fazendo testes com a maquiagem até chegar num resultado igual. Depois, a transformação para o tutorial leva cerca de uma hora."

Com uma média de três vídeos publicados por mês, Promise frisou que as produções não são patrocinadas e que só aceita patrocínio se conhecer e confiar muito na marca, "o que raramente acontece".

Mesmo com os traços orientais, a jovem maquiadora já se transfigurou em diferentes celebridades como Kim Kardashian, Angelina Jolie, Michael Jackson, Scarlett Johansson e até a brasileira Adriana Lima. "O personagem que mais gostei de fazer, no entanto, foi o cantor Lil Wayne. Foi tão divertido e fiquei tão diferente que consegui enganar até a minha própria família depois de gravar o vídeo", riu.

Promise Phan sem maquiagem

Bricadeira levada a sério
Atualmente Promise Phan mora nos Estados Unidos e trabalha como uma parceira do Youtube e de alguns sites de beleza estrangeiros como o My Glam. "Recentemente visitei o Nepal, onde meus pais vivem e onde vivi mais da metade da minha vida, e uma das revistas mais populares de lá, a Top Magazine me colocou na capa. Fiquei tão honrada!", disse.

A alegria com o reconhecimento não é em vão. Por meio de seus vídeos e de seus pincéis coloridos, a nepalesa tem, de certa forma, ajudado a transformar a cultura de seu país. "Maquiagem não é algo popular no Nepal. Pelo contrário. Se alguém usa maquiagem, as pessoas logo deduzem que se trata de uma prostituta. O bacana é que, nessa última visita, consegui notar uma leve mudança de pensamento e mais moças e adolescentes estavam assistindo meus tutoriais e, com isso, tentando usar looks com make mais leve", afirmou.

No Brasil, os vídeos da jovem maquiadora fazem sucesso entre leigos e profissionais que se surpreendem com sua criatividade e talento. "Me sinto tão abençoada de poder ser vista por pessoas de todo o mundo. Meu sonho é conhecer o Brasil um dia. Mal acredito que tem gente aí que me conhece", brincou.

Qualidade e quantidade
Todo mês, Promise precisa adquirir base, batom e gloss. "As sombras duram alguns meses, exceto as mais claras, que uso para dar um toque mais natural ao look do dia a dia." A maioria de seus cosméticos são comprados na loja Sephora ou em butiques online, "se recomendadas". Na maioria dos looks, é possível notar que Promise investe também na produção, com roupas e perucas elaboradas. "A maioria eu compro no eBay, porque os preços são ótimos e você acha praticamente tudo ali", destacou.

Na hora de escolher os tons, uma dica: "sempre texto as cores nas costas das mãos, bochechas e na linha do maxilar". Entre cada tutorial de maquiagem, Promise deixa a pele "respirar" alguns dias, além de hidratá-la diariamente. "Para tirar a maquiagem, costumo usar uns lencinhos da Neutrogena", contou.

Promise reforçou que sabe muito pouco sobre o nosso País, mas sabe que nosso clima é bastante quente e, por isso, deixou uma dica preciosa para quem quer fazer o make durar nos dias abafados de verão: "um dos meus grandes segredos para fazer o look durar é passar um primer da Lâncome antes da base e, quando termino a maquiagem, passo um spray da Urban Decay para ajudar a fixar".

Ao fim da entrevista, a nepalesa frisou que não se "disfarça" de celebridade porque quer mudar sua aparência, mas apenas para se divertir. "A maquiagem não deve esconder quem você é, mas sim destacar sua beleza natural que Deus nos concedeu."

Vamos ver algumas das transformações da moça:

A modelo brasileira Adriana Lima

A personagem da Disney Pocahontas

A atriz Angelina Jolie

A cantora country Taylor Swift

A rapper Nicki Minaj

Comentrios
0 Comentrios

0 comentários:

Postar um comentário