28 de jan de 2012

Dicas de maquiagem por Fernando Torquatto na SPFW

Durante a São Paulo Fashion Week, o top maquiador Fernando Torquatto esteve presente no lounge do Boticário para dar aulas de auto-maquiagem para as meninas que circulavam pelo local. Assistimos a uma dessas aulas e anotamos todas as dicas do profissional para fazer um make incrível! Leia abaixo o que você precisa saber para se dar bem com seus produtos e fazer uma maquiagem completa:

Preparação da pele

Torquatto faz questão de ressaltar a importância do uso do primer (deve ser passado antes de qualquer outro produto, ao longo do rosto, se preferir até o pescoço também). segundo ele, o primer e a base combinados ajudam muito a não deixar a maquiagem muito marcada e artificial, além de deixarem as linhas do rosto mais suavizadas.

Se estiver procurando por uma base de boa qualidade, invista numa base de alta definição (HD). O maquiador conta que, além de ser mais fina e mais eficiente, ela respeita mais o tom de pele da pessoa (ou seja, o risco do tom da base ser muito contrastante com o tom natural da sua pele é menor).

Na hora de passar o corretivo, para suavizar as olheiras, comece passando do canto interno dos olhos em direção ao canto externo, e com muito cuidado, pois essa área do rosto é bastante delicada.


A forma correta de aplicar o corretivo

Maquiagem dos olhos

Se você pretende fazer um make bem intenso, com sombras escuras ou muito coloridas, a dica de Torquatto é ter muito cuidado para não pesar muito na primeira camada, e correr o risco de ter de refazer tudo. O ideal, segundo ele, é passar a sombra bem aos poucos, sempre tirando o excesso do pincel, e aumentando a quantidade de acordo com a sua vontade, até ficar satisfeita com o resultado.

Aplique a sombra gradualmente da pálpebra em direção às têmporas. E sempre comece a maquiagem com uma sombra mais clara. A ideia dessas sombras, também chamadas de iluminadoras, é ampliar o olhar, para dar a impressão de mais espaço.

Truque de profissional: Fernando Torquatto ensina a aplicar sombras escuras de forma mais fácil e com ótimo resultado:
- Faça um traço, uma linha rente aos cílios superiores com lápis marrom (essa linha não precisa ser perfeita).
- Continue a linha com um traço estilo gatinho em direção à sobrancelha.
- Com esta etapa terminada, comece a passar a sombra escura por cima do traço de lápis, esfumando até o côncavo dos olhos. A ideia é fazer um " < " entre a linha dos cílios e a linha do côncavo.



"Quanto mais você marca o côncavo, mais sofisticado fica o olhar", afirma Torquatto.


Para finalizar o look dos olhos, a dica é passar lápis (marrom ou preto) na parte de baixo. Segundo Torquatto, cada mulher tem sua personalidade e pode não gostar de passar lápis na parte inferior e interna dos olhos, mas, em geral, a impressão que dá se isso não é feito é a de que o make está incompleto.

Para acompanhar o traço da sombra, o canto externo dos olhos também deve ser valorizado com o lápis, e este traço deve ir ficando gradativamente mais fraco conforme se encaminha para o canto interno.

O maquiador destaca que a máscara para cílios pode ser passada em 2 ou 3 camadas na parte de cima sem o perigo de exagero. Já nos cílios inferiores, o ideal é passar bem pouquinho.

Finalizando o look


Torquatto ensina que, na hora de passar o blush, é importante centralizar o pincel nas maçãs do rosto. Simule um sorriso com a boca fechada e passe o blush nas maçãs, espalhando suavemente em direção às têmporas.

Truque de profissional: para levantar ainda mais o olhar e ficar com o rosto ainda mais iluminado e vibrante: faça uma linha diagonal de corretivo (ele utiliza um corretivo iluminador, do Boticário) entre o limite da maquiagem dos olhos e o limite do blush, e espalhe bem.

O maquiador afirma que o uso do pó compacto é quase desnecessário, pois o ideal é que a pele fique com um aspecto natural, com luminosidade, com um ar saudável. Aplique apenas se sua pele for muito oleosa. Caso contrário, leve na bolsa só para retocar o make durante o dia/a noite.



No verão, a dica é investir num make suave para os olhos e com apenas uma corzinha na boca, para deixar o look mais vivo. Se quiser mais brilho, o gloss ou brilho labial está liberado para a estação.

Itens e tendências que Fernando Torquatto aposta para o inverno 2012: tons metálicos, principalmente no delineador e no batom. Os tons de batom, aliás, virão em cores clássicas e escuras, mas com o toque do metalizado, formando o contraste entre as cores fechadas com ar retrô e o brilho metalizado com ar futurista.

Por Fernanda Lopes, especial para o Yahoo! Brasil 

Comentrios
0 Comentrios

0 comentários:

Postar um comentário