15 de nov. de 2012

Maquiagem mineral beneficia a pele




Hit das últimas estações no nécessaire feminino, a maquiagem mineral faz sucesso não só pela maior durabilidade. Graças à formulação rica em elementos extraídos do solo - diferente das makes tradicionais que usam ativos químicos -, os lápis, blushes, batons e máscaras minerais têm ação anti-inflamatória sobre a cútis, o que em longo prazo representa melhora no aspecto da pele.

A fórmula desses produtos não apresenta corantes sintéticos e fragrâncias prejudiciais, ao contrário, são adicionados compostos que trabalham à favor da beleza e saúde da pele. Entre as substâncias mais utilizadas, destacam-se o dióxido de titânio (usado nos protetores solares), a mica (ideal para proporcionar brilho), o óxido de zinco (potente antisséptico), óxido de ferro e cloreto de bismuto (agentes que controlam a oleosidade).

Contudo, quem mais se favorece com as maquiagens naturais são as detentoras de cútis sensíveis que tendem a sofrer com os cosméticos tradicionais por causarem vermelhidão e irritação. Outro benefício bastante notado entre as adeptas dos minerais, independentemente do tipo de pele, é uma cútis ainda mais saudável, sem contar o toque aveludado que esses produtos de beleza proporcionam, após seu uso contínuo. 

“Os produtos minerais não obstruem os poros e combatem o aparecimento dos cravos, deixando a pele natural com aparência saudável e bonita”, afirma Anelise Taleb, farmacêutica e consultora técnica da TAVE, Farmácia de Manipulação. Além disso, o prazo de validade dos cosméticos minerais também é mais extenso do que os habituais, por serem formulados com substâncias naturais. 

Contras 
A maquiagem à base de minerais proporciona apenas cobertura superficial sobre a pele, podendo acentuar as marcas de expressão das cútis maduras. “Esses produtos de beleza não possuem ação hidratante, nem filtro solar, por isso precisam ser sempre associadas ao creme hidratante e ao protetor contra os raios nocivos do sol”, explica Anelise. 

Apesar disso, a maquiagem natural é um potente adstringente e não causa ressecamento cutâneo. Mas, caso seja percebida alguma reação alérgica aos produtos naturais é preciso consultar um dermatologista.

Fonte: Terra

Comentrios
0 Comentrios

0 comentários:

Postar um comentário