27 de abr. de 2012

A Black Music ditando a moda das ruas


Os fashionistas estão acostumados a acompanhar as semanas de moda pelo mundo, para absorver as tendencias que virão a cada estação, internet, revistas, aplicativos, tudo é valido para acompanhar o que acontece no mundo da moda, mas o que muitas pessoas não sabem ou ignoram é que muitas tendencias são adaptadas de coisas que são usadas nas ruas, em alguma tribo ou em vilarejos simples.

Hoje eu vou falar um pouco da influencia dos negros na moda americana e que posteriormente invadiu as ruas da Europa, essa revolução que a cultura negra americana trouxe para a moda, principalmente de rua, passou por diversas mudanças ao longo do tempo, na verdade ela começou a ser moldada a partir do surgimento do RAP/Hip Hop como ritmo, antes disso os negros usavam roupas “iguais” as dos brancos. Com o surgimento do RAP/Hip Hop os negros passaram a usar roupas, calçados e acessórios esportivos, as muleres usavam tops, shorts e minisaias, enquanto os homens usavam roupas largas, geralmente camisas de times de basquete, calças muito largas e “basqueteiras”, a partir daí a moda negra foi sendo vivida nas ruas, principalmente em Nova York nos anos 80, tudo isso ainda era ligado a marginalidade, com exceções para artistas como James Brown, Michael Jackson, Etta James, que até onde se sabe foi a primeira artista da black music a descolorir os cabelos, Aretha Franklin, Donna Summer e alguns outros, que misturavam roupas e modelagens tipicas da moda branca, mas com forte influencia da moda negra, como muito brilho e cores vibrantes que ditou a era disco, Michael Jackson ainda abusou de elementos das roupas punk que surgiu em londres e ganhou o mundo, mas essa parte fica pra outro post.


Esses artistas, começaram a dar importância a moda nos guetos e nos anos 90 o RAP foi perdendo sua caracterização marginal e vários artistas e grupos de black music passaram a incluir participações de rappers em suas musicas como o Destiny's Child, então os rappers deixaram de lado a realidade marginal do passado e começaram a explorar temas mais amenos, nos anos 2000 o RAP/Hip Hop explodiu no mundo inteiro, talvez parte dessa popularização tenha influencia de artistas pop como Britney Spears, Christina Aguilera, Mariah Carey, N'Sync, Justin Timberlake, que trouxeram elementos da musica negra e a participação de rappers em suas musicas. Eminem o primeiro rapper branco também ajudou a disseminar o RAP pelo mundo e hoje nós temos negros ditando moda como Beyonce, Nicki Minaj, Kelis, Will Smith, Jay-Z, Mary J Blige, Rihanna e Kanye West, que também é estilista de alta costura e lançou sua grife na ultima semana de moda de Paris. E artista brancos que se vestem como negros, como é o caso de Justin Bieber.



Kanye West (acima) e sua coleção Outono/Inverno 2012 na semana de moda de Paris

Hoje o que se vê nas ruas de varias cidades pelo mundo é a influencia de alguma coisa que antes se limitava aos negros, como os tenis de cano alto, no estilo “besqueteira”, até o aclamado designer de sapatos Christian Louboutin lançou alguns modelos, outros modelos de calçados e roupas foram vistos no desfile masculino da Dsquared² na temprada verão 2012 em Milão no ano passado. Isso só prova a força da influencia da cultura negra americana no mundo.

Dsquared² Men


Christian Louboutin
Street:












2 comentários:

  1. Não faz muito o meu estilo, mas... Alguns elementos são mais "old school" me agradam. Acho que até a barriga de fora e a cintura baixa eu curto. Passou para o boné, cordão enorme no pescoço, tênis multicoloridos... Não é meu estilo.

    ResponderExcluir
  2. O que eu mais gosto são as misturas que eles fazem de peças básicas com peças de alta costura e gosto dos tenis de cano alto, mas em cores mais neutras. =)

    ResponderExcluir