Apesar do misticismo em torno do tema e de não haver comprovação científica da influência da lua na hora de cortar o cabelo, muitas pessoas acompanham a movimentação do astro para aparar os fios. Para a hairstylist Viviane Siqueira, do Pierre Louis Coiffeur, no Rio de Janeiro, a crença popular faz com que as pessoas procurem salões em determinadas fases da lua para dar aquela ajudinha.
“Costumo dizer que é mais a força do pensamento do que qualquer outra coisa”, brinca Viviane, lembrando que muitas pessoas não deixam a tesoura chegar perto em determinados dias do mês. “Se o corte é na lua crescente, quer que o cabelo cresça. Pode até acabar crescendo de tanto que ela quer, entende? O fato é que ninguém arrisca a cortar fora da sua lua (preferida)”.
Para a profissional, quando um mito é levado a sério, é preciso pensar que cada fase pode contribuir (ou não) de acordo com a necessidade. “Cabelo crespo e volumoso, por exemplo, sugiro cortar na minguante, se a pessoa quiser baixar o volume. E, quando o cabelo for bem lisinho e sem volume, a lua cheia é mais a indicada”, detalha.
O que diz a crença popular sobre a influência da lua nos fios
Lua cheia: o cabelo ganha corpo, volume, aparece! É ideal para pessoas de cabelo fraco, sem vida e sem volume
Lua crescente: reza a lenda que cortar com navalha acelera o crescimento dos fios
Lua minguante: aparar o cabelo nessa lua é ideal para quem quer manter o corte por mais tempo
Lua nova: é ótima para renovar os fios e para quem deseja se livrar da química
Fonte: Terra